Nariz não é tudo igual. Existem diferentes formatos, estruturas e tipos de pele.
Um país miscigenado resulta em tipos de nariz miscigenados? De certa forma é exatamente o que ocorre em nosso país. No Brasil, onde há imigrantes e descendentes de diferentes povos, pode-se encontrar esses e muitos outros tipos de nariz.
Por isso, entender os principais tipos de nariz é fundamental na definição do plano cirúrgico.
Existe uma variedade enorme de tipos de narizes, as características mais comuns são:
• Nariz fino e arrebitado: Conhecido como o nariz mais desejado, principalmente pelo público feminino. Ele apresenta ponta e narinas estreitas, com a ponta para cima e o dorso levemente côncavo. Esse tipo de nariz é popularizado no Brasil devido a seus traços serem mais delicados.
• Nariz asiático (ou curto): O asiático é um dos tipos de nariz marcados por etnia. Conhecido por ser achatado e largo na região do dorso nasal. Além de possuir narinas baixas e largas, com uma ponta arredondada, o que, em conjunto, provoca um efeito de amassado que, popularmente, é chamado de “nariz de batata”.
• Nariz negroide: Semelhante ao nariz asiático, o nariz negroide é caracterizado pelas asas da base alargadas, ponta arredondada e dorso curto, causando o mesmo efeito, popularmente, chamado de “nariz de batata”. Além disso, a pele costuma ser mais grossa e é um traço comum em negros e descendentes de africanos.O nariz negroide é o termo utilizado para caracterizar um nariz com formato mais achatado e largo, com narinas grandes e redondas. Tipicamente é encontrado em indivíduos de etnia negra e ainda é comum em países com população miscigenada, como o Brasil, através de ascendência.
Diferente do nariz romano, o nariz negroide tende a apresentar a pele mais espessa e oleosa. E, apesar de sua estrutura parecer ser forte e resistente, especialmente devido à pele grossa característica da etnia negra, é considerado cirurgicamente fraco. Isto porque suas cartilagens são finas e sensíveis, tornando a cirurgia bem detalhada e de muita precisão.
• Nariz romano: O nariz romano é caracterizado por seu grande dorso ósseo, formando a giba nasal (aquele carocinho). Marca uma forte presença no rosto de qualquer pessoa, o que, na maioria das vezes, desagrada muitos, principalmente, aqueles que possuem o rosto mais delicado.
• Nariz adunco: É um nariz caracterizado pela curvatura na ponte do nariz, que deixa um aspecto envelhecido no rosto da pessoa. Nesta curvatura a ponta fica para baixo e é evidenciada ao sorrir. É conhecido como nariz aquilino ou curvado e costuma gerar insatisfação.
Para você que busca se inteirar sobre o universo da rinoplastia e cirurgia plástica, continue acompanhando nosso Blog e nosso Instagram @drrodrigomangaravite mais informações!