Através de um pequeno orifício embaixo do lóbulo da orelha de cada lado e de um furinho abaixo do queixo, é realizada a lipoaspiração em toda a região.
Se existir também flacidez e excesso de pele no pescoço, a lipoaspiração da papada terá que ser associada à cirurgia da papada. Nesse procedimento, um corte é feito atrás da orelha, a pele do pescoço é solta e tracionada para atrás da orelha, deixando um contorno mais liso.
O procedimento de lipoaspiração da papada dura cerca de meia hora, e a cirurgia da papada, de uma a duas horas. Ambos devem ser realizados em um centro cirúrgico, com anestesia local e sedação. A internação é de 12 horas, com alta no mesmo dia.
Vale ressaltar que o cirurgião plástico Rodrigo Mangaravite realiza suas cirurgias com toda atenção e calma possíveis, seguindo um plano cirúrgico minucioso e personalizado para cada paciente e usando toda sua capacidade técnica e recursos para chegar ao melhor resultado possível. O Dr. Rodrigo só deixa o centro cirúrgico quando tem certeza de que atingiu ao máximo o resultado desejado. É só neste momento que a cirurgia pode ser finalizada.
O paciente vai para casa no mesmo dia, com uma faixa do queixo até a cabeça, que deve ser usada por 48 horas. O local fica um pouco inchado na primeira semana, e a partir daí já se começa a ver o resultado. É preciso fazer um repouso de quatro a cinco dias antes de voltar às atividades normais.