OTOPLASTIA

Otoplastia (Cirurgia Plástica para Orelha de Abano)

Problema que atinge 5% da população de raça branca do mundo, a orelha de abano é uma característica genética facilmente corrigida pelas novas técnicas da otoplastia. A plástica para corrigir orelhas de abano pode ser feita até em crianças a partir de oito anos, quando ela já tem a orelha totalmente formada, para evitar os apelidos comuns na idade escolar, que podem causar traumas psicológicos e complexos que minam a autoestima.
Pacientes com proeminência excessiva da orelha e falta de definição de suas curvas cartilaginosas são candidatos à otoplastia.
Remover e remodelar o excesso de cartilagem, esculpindo as curvas e colocando as orelhas mais próximas à cabeça.
O tamanho da orelha de abano é normal, mas parece maior porque ela fica afastada da cabeça, projetada para frente – isso é corrigido pela otoplastia. Apesar de a orelha continuar crescendo à medida que envelhecemos, técnicas para a redução do seu tamanho não são recomendadas, por deixarem cicatrizes antiestéticas.
Crianças recebem anestesia geral. Em adultos, pode ser anestesia local, com ou sem sedação.
A otoplastia dura de uma hora e meia a duas horas. Vale salientar que o Dr. Rodrigo Mangaravite realiza suas cirurgias com toda atenção e calma possíveis, seguindo um plano cirúrgico minucioso e personalizado para cada paciente e usando toda sua capacidade técnica e recursos para chegar ao melhor resultado possível. O Dr. Rodrigo só deixa o centro cirúrgico quando tem certeza de que atingiu ao máximo o resultado desejado. É só neste momento que a cirurgia pode ser finalizada.
A internação é curta: de 4 a 8 horas para as cirurgias feitas com anestesia local e de 24 horas para aquelas realizadas com anestesia geral.

Muitas vezes, o cirurgião usa pontos absorvíveis, que não precisam ser retirados. Quando não é possível, os pontos são removidos entre uma e duas semanas após o procedimento.

A orelha deve ficar protegida com uma faixa nos primeiros dias após a otoplastia, para evitar traumatismos no local. Recomenda-se o uso de faixas tipo de balé ou de tênis (o esporte). O resultado final da cirurgia aparece três meses depois da operação, apesar de já ficar 80% visível assim que se retira o curativo.

Quem tem cabelo comprido não precisa cortá-lo antes da operação, porque depois ele vai ajudar a esconder o inchaço e as manchas roxas. Depois da cirurgia, fazer repouso absoluto por dois a três dias, mantendo a cabeça sempre erguida. Deve-se evitar dormir de lado, com a cabeça apoiada sobre as orelhas, por pelo menos três semanas. Usar, ao dormir, por um mês, bandagem elástica para proteger a orelha.

As cicatrizes não são visíveis, pois ficam escondidas no sulco atrás da orelha.

Pode ser combatida com analgésicos comuns.

Entre em contato agora mesmo!

1- Utilize um endereço de e-mail válido, caso contrário não teremos como responder a sua mensagem.
2- Quanto mais detalhes você fornecer em sua mensagem, mais rapidamente poderemos ajudá-lo.

MARQUE UMA CONSULTA AGORA MESMO