Renata França, a criadora da massagem queridinha pelos famosos, conversou com o cirurgião plástico Rodrigo Mangaravite sobre a importância da massagem depois dos procedimentos de cirurgia plástica além de sua especialidade, a rinoplastia. No papo, Rodrigo fala mais sobre a cirurgia e como a massagem pode ajudar no pós-operatório e também no resultado final: “Eu diria que ela é fundamental para o bom resultado de uma cirurgia”, afirma o médico. Espia um trechinho e para conferir a versão completa da entrevista, é só acessar sparenatafranca.com
Por Renata França para a revista JP
Renata França: O que o levou à expertise em rinoplastia?
Rodrigo Mangaravite: Ela é, sem dúvida, a mais complexa das cirurgias. Sempre me encantou pela alta complexidade da estrutura anatômica nasal e porque poucos milímetros mudam completamente o rosto de uma pessoa. Assim, investi profundamente em conhecimento nas técnicas de rinoplastia. São mais de dois mil narizes operados, e busco aperfeiçoar minha técnica cada vez mais.
RF: Qual é a importância da massagem no pós-operatório de uma cirurgia plástica?
RM: Quando benfeita, a massagem realizada no pós-operatório traz um alívio muito grande para o paciente, pois reduz o edema e as equimoses (manchas roxas). Eu diria que ela é fundamental para o bom resultado de uma cirurgia.
RF: Como a drenagem linfática contribui para que uma cirurgia plástica seja bem-sucedida?
RM: Auxilia muito em uma rápida recuperação. O paciente consegue ver o resultado com menos tempo, além de ter um retorno mais precoce para as atividades diárias.
RF: Na sua opinião, em que processo pós-cirúrgico a massagem é fundamental?
RM: Para evitar a formação de fibrose, uma das maiores “inimigas” da cirurgia plástica. Ela pode distorcer as estruturas, causar retração da pele e, em alguns casos, formar nódulos que atrapalham o resultado de uma cirurgia.
RF: Em que casos ela entra no pós-operatório imediato?
RM: Pode ser feita no dia seguinte à cirurgia, se realizada com uma técnica adequada. No caso da rinoplastia, não recomendo manipular diretamente o local operado. A manipulação e a drenagem das áreas próximas do sistema linfático da região ajudam muito a dar maior conforto ao paciente. Em uma cirurgia de lipoaspiração, o local aspirado fica sensível, mas a manipulação dos gânglios linfáticos da região ajuda muito na regressão do edema e das equimoses.
RF: Quando não é indicada?
RM: Em cirurgia plástica, não vejo contraindicação. O mais importante é que a paciente receba a massagem das mãos de um profissional capacitado, pois, quando bem realizada, a massagem e drenagem são fundamentais no pós-operatório.
Matéria: https://glamurama.uol.com.br