Início » Planeje a sua cirurgia
Informar-se sobre a cirurgia que pretende fazer é fundamental. Procure saber tudo sobre as técnicas cirúrgicas, o tipo de anestesia que vai ser usado, as possíveis cicatrizes, sobre o hospital ou clínica em que vai se operar, sobre o tempo de recuperação. Quanto mais você souber, mais segura vai estar.
Na consulta médica, tire todas as suas dúvidas. Para não esquecer nada, uma boa dica é levar tudo anotado.
Como a maioria das cirurgias plásticas estéticas não é coberta pelo convênio médico, solicite antes o orçamento de tudo,desde as fotografias necessárias no pré-operatório, os custos com a equipe médica, do cirurgião plástico ao anestesista, com internação, com as próteses de silicone, quando necessárias, até os cuidados pós-operatórios, como drenagens linfáticas, betaterapia, a compra de cintas ou sutiãs especiais. Lembre-se que os exames pré-operatórios solicitados por seu médico podem ser feitos por seu plano de saúde.
Escolher uma equipe médica confiável e um hospital com todos os equipamentos necessários ao bom atendimento é a melhor maneira de evitar frustrações e prevenir problemas. Siga à risca as orientações de seu cirurgião.
– É preciso estar segura e decidida para enfrentar a cirurgia e para se recuperar bem no pós-operatório.
– Estar no peso ideal é recomendado, mesmo em cirurgias faciais, quando o volume de gordura não influencia, porque o risco cirúrgico e anestésico são maiores em pacientes com sobrepeso.
– Estabeleça uma alimentação saudável, com pouca caloria e ingira muito líquido para manter o peso da época dos exames pré-operatórios até a cirurgia. Mas não é recomendável fazer dietas rigorosas nesta fase pré-operatória, para não correr o risco de desidratar ou desnutrir, perder eletrólitos e outros elementos importantes para a cicatrização.
– Da mesma maneira, se você vai se submeter a uma lipoaspiração não deve sair comendo tudo o que quer na semana antes da cirurgia, já pensando em retirar todos os excessos depois. Alimentando-se mal, você vai ficar inchada, e isto também pode atrapalhar o resultado final.
– Se possível, evite fumar de três a quatro semanas antes e depois de cirurgias de face, mamas e abdome. O fumo retarda a capacidade de recuperação e fumantes têm tendência maior a problemas na pele, infecções e complicações com a anestesia. O fumo dificulta a microcirculação, que é a circulação no local da cicatrização, e é por isto que a cicatrização pode demorar um pouco mais ou ficar um pouco pior nos fumantes.
– O ideal é deixar de consumir bebidas alcoólicas pelo menos uma semana antes da cirurgia e duas depois.
– Informe seu cirurgião sobre os medicamentos que esteja tomando, inclusive fórmulas e medicações homeopáticas, mesmo que com receita médica, porque eles podem ser perigosos ou prejudiciais. Não se deve usar anti-inflamatórios e anticoagulantes antes de uma cirurgia.
– Alguns medicamentos ou drogas podem influenciar na anestesia e seu uso deve ser comunicado ao anestesista para que ele possa realizar uma anestesia segura.
– Estar psicologicamente bem é muito importante. A cirurgia plástica não resolve depressão, crise de relacionamento, problemas no trabalho. Veja se seus motivos para a operação são reais e se sua expectativa é possível.
– Evite a ansiedade. Leve o tempo necessário para tomar sua decisão. Não se precipite!
– Tenha alguém da família, algum amigo ou contrate um profissional para lhe ajudar na fase de recuperação.
– No dia da cirurgia, chegue cedo ao hospital, com tempo para preencher todos os documentos necessários para a internação. No quarto, você vai vestir uma roupa especial e tomar um medicamento pré-anestésico para induzir o sono e diminuir a ansiedade.
Entre em contato agora mesmo!
Copyright © 2021 DR. RODRIGO MANGARAVITE – Cirurgia Plástica. Desenvolvido por: ACE Digital