Diferença entre a pele fina e a pele grossa na Rinoplastia

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Você sabia que cada tipo de pele necessita de abordagens diferentes na rinoplastia?

Pacientes com a pele fina, por exemplo, apresentam menor edema no pós-operatório. Facilitando o processo de cicatrização, que costuma ser mais tranquilo.

O resultado nesse caso também é visível mais precocemente. Porém, em alguns casos, pode apresentar pequenas irregularidades no futuro. Devido ao fato do arcabouço ósseo e cartilaginoso ser mais aparente. Exigindo uma maior precisão e alguns recursos técnicos avançados para evitar que irregularidades apareçam no longo prazo.

Pacientes que possuem pele grossa, passam por um pós-operatório com um inchaço um pouco maior e que se estende por um período mais longo. Contrária a pele mais fina, ela também apresenta um fator limitador a cirurgia, onde, quanto mais espessa a pele, menor será a sua retração.

Em contrapartida, além de todos os cuidados com o refinamento, precisamos, na maioria das vezes um maior uso de enxertos para conseguirmos um formato de nariz melhor.

Um exemplo para que o paciente leigo entenda a complexidade da pele é comparar com um tecido cobrindo uma escultura: quando coberta com tecidos finos como a seda, ainda é possível ver a estrutura. Já quando coberta com tecidos grossos como a lã, não conseguimos ver a estrutura com a mesma definição.

A pele é um dos fatores da complexidade da cirurgia de Rinoplastia por isso é de suma importância a experiência profissional do cirurgião, já que são detalhes inúmeros que fazem o resultado final ser positivo ou negativo.

 

 

Para identificar se a pele do paciente é grossa ou fina é de grande importância a avaliação física: pressionamos a pele entre os dedos para avaliação tátil, bem como observamos características como poros grossos, muitas glândulas sebáceas e muita oleosidade, entre outros diversos fatores que a experiência médica nos proporcionam, que indicam a pele grossa.

Para você que busca se inteirar sobre o universo da rinoplastia e cirurgia plástica, continue acompanhando nosso Blog e nosso Instagram @drrodrigomangaravite mais informações!

VEJA MAIS MATÉRIAS