Anestesia

Anestesia

A Anestesia se tornou um grande detalhe na hora de fazer uma cirurgia. Hoje a anestesia é muito diferente de como era a alguns anos atrás, no passado foram criados traumas, “historias” e “mitos”. Sempre houve um grande medo relacionado a ela, pois não se haviam recursos para monitorizar e controlar o paciente, felizmente hoje com a modernidade tecnológica de hoje, todos os sinais vitais são controlados com precisão e o anestesista tem controle sobre o paciente durante toda a cirurgia. Vamos nesse texto tentar esclarecer e retirar algumas dúvidas sobre a anestesia atual.
Atualmente com a evolução da medicina e com o uso de equipamentos de monitorização de ponta que acompanham todos os sinais vitais e atividades cerebral do paciente, que fornecem detalhes das funções orgânicas importantes para o sucesso da cirurgia, são sistematicamente checados e supervisionados pela nossa equipe de anestesistas. Além disso, foram desenvolvidas drogas anestésicas e materiais que garantem uma anestesia bem feita e muito mais segura.

É importante dizer que nem todo hospital trabalha com essa evolução, por isso que o Dr. Rodrigo Mangaravite tem sempre o cuidado com a escolha de hospitais onde os cuidados, a enfermagem, equipe médica e os equipamentos dentro do centro cirúrgico sejam sempre os mais modernos e eficazes.
A equipe médica de anestesistas do Dr. Rodrigo Mangaravite ficam ao lado do paciente por tempo integral durante toda a cirurgia, só liberando o paciente para o quarto quando já se encontra em condições para tal. Como o nosso propósito é sempre ser claro e transparente com o paciente, a equipe de Médicos Anestesistas do Dr. Rodrigo Mangaravite estarão sempre disponíveis nos telefones ou pessoalmente para esclarecer qualquer dúvida existente, o importante é estar seguro e confiante na equipe médica e com todas as dúvidas esclarecidas. Sendo os mesmos médicos anestesistas que estarão no acompanhamento para o pré e pós operatório, isso é muito importante para a segurança até a total recuperação do paciente.

Itens importantes para o sucesso final da sua Anestesia/Cirurgia:
1- Na consulta Pré operatória o Dr. Rodrigo Mangaravite, vai verificar todos os exames laboratoriais. Uma boa avaliação pré operatória vai direcionar toda a conduta do cirurgião e de sua equipe médica.
2- Caso existam dúvidas extras, casos mais complexos, doenças pré-existentes ou alguma intercorrência anterior, é fundamental que seja feita uma avaliação dias antes da cirurgia, diretamente com um dos médicos anestesistas da equipe médica. Algumas dúvidas podem ser tiradas pelo telefone, mas caso o paciente tenha vontade de realizar uma consulta médica diretamente com os anestesistas, não deve hesitar em agendá-la prontamente.
3- A avaliação pré-operatória realizada por um médico anestesista tem como finalidade reduzir a ansiedade, esclarecer dúvidas e assegurar um bom relacionamento entre o médico e o paciente. Lembre-se que o Dr. Rodrigo Mangaravite, assim como todos da equipe, só realiza a cirurgia quando o paciente está seguro e confiante. Por isso, todos os telefones de sua equipe médica se encontram disponíveis para atender e esclarecer todas as dúvidas no pré e pós operatório. Para o Dr. Rodrigo Mangaravite e sua equipe, o mais importante é realizar a cirurgia só depois de o paciente estar apto a realizar os procedimentos e com todas as dúvidas esclarecidas.
4- O mais comum é que o anestesista só veja o paciente no dia da cirurgia, na chamada visita pré-anestésica. Ela é feita no hospital, com o paciente já internado antes da cirurgia e antes de tomar qualquer medicação. Essa consulta é realizada com toda a calma, tendo em mente o histórico do paciente. Neste momento, o termo de consentimento anestésico, onde estão todas as grandes dúvidas escritas e esclarecidas claramente, já está lido e assinado. A avaliação pré-anestésica é uma consulta semelhante à que é feita com o cirurgião, porém voltada para os aspectos importantes do ponto de vista anestésico. Nesta consulta, o anestesista faz o exame físico, avalia exames laboratoriais e de imagem (histórico médico já passado e conversado junto ao Dr. Rodrigo). Depois disso, ele irá lhe dizer qual é a melhor anestesia a ser usada para a sua cirurgia.
Observações:
– É fundamental informar ao anestesiologista sobre qualquer alergia (alimentos, medicamentos, poeira, produtos químicos ou problemas em anestesias anteriores). Isso ajudará no planejamento anestésico e na escolha da medicação apropriada, minimizando os riscos. De toda maneira, se ocorrer algum tipo de reação, o anestesiologista estará preparado para tratar a situação.
– É muito importante que o paciente seja sincero com o médico anestesista e informe todas as medicações e drogas usadas no período de 30 dias anteriores à cirurgia: anti depressivos, moderadores de apetite, produtos de ginástica, fórmulas homeopáticas, entre outros, podem colocar a sua saúde em risco caso não sejam mencionados. Remédios que possam parecer inofensivos podem trazer em sua fórmula componentes perigosos para a sua anestesia. Lembre-se: o dr. Rodrigo Mangaravite e toda a sua equipe médica mantêm o trabalho com muita seriedade e profissionalismo. Por isso, contar com a sua parceria e honestidade é fundamental para o sucesso final da sua cirurgia. A equipe não irá julgar ou censurar qualquer uso de medicação; o trabalho feito exaustivamente é para manter sua saúde em primeiro lugar, e assim garantir uma cirurgia de excelência.
– A decisão do tipo da anestesia a ser empregada não é do cirurgião nem do paciente; esta decisão é somente do médico anestesista. Claro que pode haver um consenso, mas só o anestesista pode tomar a decisão final.
Terminada a cirurgia, o paciente vai para a sala de recuperação, onde ficará de 30 a 60 minutos sendo monitorado enquanto se recupera da anestesia. Todo o procedimento cirúrgico até o paciente chegar ao quarto deve ser acompanhado com a presença da equipe médica anestesista.

No Centro cirúrgico, o anestesista vai realizar a anestesia, que pode ser três tipos:
1- ANESTESIA LOCAL COM SEDAÇÃO:
Esta anestesia é usada muito frequentemente nas cirurgias de lifting (face), rinoplastia (nariz), blefaroplastia (pálpebras), otoplastia e implante mamário. Nela, o paciente fica totalmente sedado e a anestesia é feita somente no local onde será feita a cirurgia. As medicações injetáveis na veia induzem a manter o sono e o paciente fica monitorizado, sendo avaliado pelos sinais da pressão arterial não invasiva, cardioscópio e oximetria de pulso. É uma anestesia muito segura e atualmente é cada vez mais usada.
2- BLOQUEIO REGIONAL (RAQUE OU PERIDURAL)
É muito utilizada em cirurgias plásticas do abdome (abdominoplastia), lipoaspiração na barriga, costas e membros inferiores. Ela é injetada próximo a coluna, agindo no local que será operado. Normalmente, o bloqueio é realizado com o paciente sedado.
3- ANESTESIA GERAL
Usa anestésicos intravenosos e/ou agentes inalatórios para levar o paciente à total inconsciência durante a operação. Os avanços na área médica tornaram a anestesia mais potente e segura, diminuindo o tempo que o anestésico permanece no sangue, permitindo um despertar mais rápido.

Entre em contato agora mesmo!

1- Utilize um endereço de e-mail válido, caso contrário não teremos como responder a sua mensagem.
2- Quanto mais detalhes você fornecer em sua mensagem, mais rapidamente poderemos ajudá-lo.

MARQUE UMA CONSULTA AGORA MESMO