LIFTING DE FACE

Lifting da Face - RITIDOPLASTIA

As pessoas estão vivendo mais. Os avanços da medicina têm permitido vida longa e saudável. E com este aumento da longevidade entre as pessoas aumentou também o descompasso entre como a pessoa se sente e como ela se vê no espelho.

 

Muitas vezes a imagem refletida não se parece com aquela que gostaríamos de ter. Os sinais de envelhecimento são inevitáveis e em nosso rosto eles são mais visíveis. O efeito da gravidade, a exposição de anos ao sol, o estresse do dia a dia deixam marcas com o passar dos anos e nem sempre é fácil ficar face a face com elas. Se a pele perde a elasticidade, se os músculos se tornam mais flácidos, aparecem rugas na testa, pés de galinha nos olhos, queda das bochechas, queda das sobrancelhas, acentuam-se os sulcos entre o nariz e a boca e a pele começa a sobrar no pescoço. O tempo deixa as suas marcas. Nossas expressões de alegria ou de tristeza, nossas experiências e sentimentos vividos não precisam ficar tão evidentes em nosso rosto.


Há duas maneiras de se corrigir os efeitos do tempo. A primeira é manter a aparência jovem tratando os problemas pouco a pouco, assim que ocorrem, com procedimentos estéticos menores, menos traumáticos e mudanças menos drásticas. Este programa de manutenção com pequenas cirurgias constantes é o mais comum hoje em dia. Mas há quem prefira deixar todos os sinais de envelhecimento aparecer para combatê-los ao mesmo tempo.


Qualquer que seja a forma, a solução final é o lifting de face, um dos procedimentos mais populares em cirurgia plástica. Mas é bom lembrar que ele não faz milagres como, por exemplo, transformar um rosto de 60 anos em um de 30 anos. Porém, rejuvenesce, deixa o rosto mais limpo e dá um excelente resultado.

O lifting facial é indicado quando os sinais de envelhecimento (como perda do contorno da mandíbula, queda das bochechas e flacidez de pele no pescoço) ficam evidentes, mesmo após o repouso e a maquiagem. Isso pode ocorrer em qualquer idade.


Para saber se a cirurgia facial pode fazer algo por você, faça um teste: em frente ao espelho, puxe sua pele com uma das mãos em cada lado do rosto, ligeiramente para cima e para trás, com cuidado para não puxar com muita força. Se os cantos da boca ficarem distorcidos, solte um pouco. O resultado do lifting facial equivale a uma puxada leve.

 

Tratar a flacidez do rosto, reposicionar os músculos, remover a gordura excessiva, redesenhar o contorno facial, rejuvenescendo e melhorando a autoestima.
De acordo com o Dr. Rodrigo Mangaravite, que atende em São Paulo e no Rio de Janeiro, deve-se realizar a cirurgia plástica de rosto ao primeiro sinal de flacidez na face e no pescoço, enquanto a elasticidade da pele está preservada e a estrutura óssea é forte e bem definida. Isso significa que seja entre os 40 e 60 anos.
Para pacientes com sinais leves de envelhecimento no pescoço, a cirurgia plástica moderna recomenda o minilifting, ou lifting facial com pequenas incisões, que não deixa cicatrizes atrás das orelhas.
O cirurgião plástico Rodrigo Mangaravite explica que, nos últimos anos, surgiram novas técnicas capazes de atenuar as rugas da testa e elevar as sobrancelhas com incisões menores e até com aparelhos de vídeo. Mas, em casos de sinais expressivos de envelhecimento na região, a cirurgia tradicional de lifting facial ainda oferece melhores resultados.
A anestesia do lifting facial, ou ritidoplastia, pode ser local com sedação ou geral.

De duas a seis horas, dependendo da extensão da cirurgia plástica de rosto (se inclui testa, pálpebras, pescoço) e da técnica utilizada. Vale salientar que o Dr. Rodrigo realiza suas cirurgias com toda atenção e calma possíveis, seguindo um plano cirúrgico minucioso e personalizado para cada paciente e usando toda sua capacidade técnica e recursos para chegar ao melhor resultado possível. O Dr. Rodrigo só deixa o centro cirúrgico quando tem certeza de que atingiu ao máximo o resultado desejado. É só neste momento que a cirurgia pode ser finalizada.

A internação para o lifting facial pode ser de 12 horas (para procedimentos menores) ou de 24 horas (para lifting facial de maior porte)
Os pontos das pálpebras são removidos depois de um período de três a cinco dias. Já os pontos da face, do pescoço e do couro cabeludo ficam um pouco mais de tempo no corpo: entre cinco e 15 dias.

Geralmente é usado um curativo tipo capacete após a plástica no rosto, e ele é retirado depois de um dia. Sua função é comprimir e imobilizar os tecidos, reduzindo as chances de sangramento. Normalmente, utiliza-se também um pequeno dreno, que é removido depois de cerca de 24 horas.


Os olhos normalmente não ficam tampados, recomendando-se apenas o uso de compressas de algodão embebidas em água fria sobre eles, para diminuir a intensidade dos edemas.


É comum a face ficar inchada e com manchas roxas, principalmente nos três primeiros dias após a plástica no rosto e especialmente na região ao redor dos olhos e orelhas. Não há motivo para preocupação: após o terceiro dia, esse edema vai diminuindo. É normal, também, sentir uma rigidez no pescoço e na face nas primeiras duas semanas, devido ao inchaço e ao processo de cicatrização.

O fumo é um grande inimigo da cirurgia da face e alguns cirurgiões nem operam fumantes por causa dos problemas causadas pela nicotina na cicatrização. Ela diminui o fluxo do sangue até à pele.

Portanto, apague esta ideia! Nada de cigarro por pelo menos 14 dias antes da cirurgia.

 

– A maquilagem deve ser evitada por pelo menos dez dias. Depois deste período, uma maquilagem leve é permitida, porém aumente o cuidado para retirá-la.

Pode-se lavar o rosto delicadamente com água e sabão neutro ou tirar a maquilagem cuidadosamente com lenço umedecido.
maquiagem deve ser evitada por pelo menos dez dias após a cirurgia. Depois desse período, pode-se voltar a usá-la. Escolha uma maquiagem leve, porque o cuidado para retirá-la tem que ser dobrado. Lavar o rosto delicadamente com água e sabão neutro ou usar cuidadosamente um lenço umedecido são as formas recomendadas para limpar o rosto.


– Tome banho normalmente. Os cabelos poderão ser lavados e penteados com cuidado entre o segundo e o sétimo dia depois da operação. É importante secar bem atrás da orelha, para que os cabelos não fiquem grudados nesta região. Mantenha o couro cabeludo bem limpo. Evite usar o secador de cabelo. Caso seja inevitável, utilize no ar frio.

 

– As tinturas de cabelo só poderão ser feitas depois da terceira semana. É importante esperar este tempo para usar qualquer produto químico mais agressivo no couro cabeludo.

 

– Evite a exposição ao sol por dois a três meses após a cirurgia. É indispensável aplicar bloqueador solar no rosto todas as vezes que sair de casa, independente do horário, por pelo menos seis meses após a plástica. Proteja a face com chapéu, óculos escuros e lenços. Estes cuidados podem ajudar a evitar manchas e cicatrizes escurecidas.

 

– Não use brincos pelo menos durante um mês.

 

– Faça repouso por sete dias, mantendo sempre a cabeça elevada. Durma de barriga para cima. Dormir de lado pode deixar um lado mais inchado que o outro. Se isso ocorrer, não se preocupe: não vai prejudicar o resultado.

 

– Procure falar pouco, ficar longe do telefone e nada de sorrir em excesso, para evitar aumento do inchaço e sangramento.

 

– Não ingira bebidas alcoólicas uma semana após a cirurgia. O álcool pode aumentar o edema. Prefira alimentos pastosos, que não exijam muita mastigação.

 

– Quando precisar se virar, vire o corpo inteiro, evitando virar apenas a cabeça.

 

– Relações sexuais ficam proibidas pelo menos por duas semanas pelo risco de sangramentos e traumatismos.

 

– Não faça nenhum esforço físico significativo na primeira semana. Ginástica, só depois de um mês.

 Exercícios de contato, como o tênis, só estão liberados depois de dois meses.

 

– Dirigir, só depois de três semanas, porque os movimentos bruscos com a cabeça podem aumentar o inchaço e causar dores no pescoço.

As cicatrizes deixadas pelo lifiting facial são discretas, posicionadas nas rugas naturais da pele e no couro cabeludo. Levam de seis meses a dois anos para amadurecerem totalmente.

O lifting facial é geralmente indolor. Ocorre um discreto desconforto ao virar a cabeça e abrir a boca. Por isso, evite movimentos bruscos com a cabeça. Caso haja dor, o uso de analgésico é indicado.

Depois do lifting facial, recomenda-se a drenagem linfática para acelerar a reabsorção do inchaço e evitar o aparecimento de irregularidades e depressões nas áreas tratadas. As sessões devem ser iniciadas cinco dias após o ato cirúrgico.

O processo de envelhecimento é contínuo. Fatores como genética, idade, etnia, doenças, nutrição e estilo de vida contribuem para a manutenção ou não do resultado da cirurgia em longo prazo. Ainda assim, por melhores que sejam os resultados, pode ser necessário repetir o procedimento depois de cerca de 10 anos.

Entre em contato agora mesmo!

1- Utilize um endereço de e-mail válido, caso contrário não teremos como responder a sua mensagem.
2- Quanto mais detalhes você fornecer em sua mensagem, mais rapidamente poderemos ajudá-lo.

MARQUE UMA CONSULTA AGORA MESMO